samedi 17 août 2013

Crianças em São-Tomé

As crianças em São-Tomé são muitas: crianças que brincam, crianças que trabalham, crianças que sonham, crianças que sofrem, etc.
Ao longo do mês de Junho 2013, com 4 alunas minhas da MICA, percorri mais uma vez a ilha de São-Tomé a procura do melhor que essas maravilhosas ilhas tem, que sejam eventos culturais como o Tchiloli, gastronomia da “Terra”, o colaborações com artesões. Como sempre, fotografei à-toa
Em qualquer lugar que seja, na praia, no mato, numa roça, na Capital, as crianças são omnipresentes e ninguém consegue escapar a sua energia, aos seus risos e pedidos. Elas tornam-se naturalmente o assunto maior de qualquer turista que tem uma maquinazinha para fotografar. 
Noutro bloguim meu, escolhi mostrar algumas dessas crianças no seu dia-a-dia, nas suas brincadeiras, quando esta tudo bem com eles. A rever as fotos, esses momentos capturados, sinto vontade de escrever histórias o uns contos que pudessem testemunhar das suas vidas. Para que o seu futuro seja garantido e o seu passado guardado. Infelizmente, não tenho jeito pela escrita, mas espero que haja alguém (como a São Lima o a Goretti Pina) que pudesse ter tempo, coragem também, de olhar para essas fotos e sobretudo pelos miúdos no seu quotidiano, para considerar que, de facto, eles são um assunto a sério, não só do ponto de vista social (mais um relatório), académico (mais um ensaio), mas sim como fonte para contos e belíssimas, fortíssimas histórias, daquelas que ajudam as crianças a ultrapassar medos, a ganhar força e conhecimento.  Quem quiser, faz favor escrever! As crianças agradecem.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire